domingo, 31 de março de 2013

Erros e acertos na vida. MENSAGEM DOMINICAL


Apesar de dizerem por aí que nascemos com vários caminhos a seguir, existem apenas dois na nossa vida : o certo e o errado. Difícil é determinar a atribuição de cada um, porque a concepção de um e de outro muda de acordo com a vivência e as necessidades de todos nós.

Se não vejamos. Antigamente,  falar de casamento de pessoas do mesmo sexo era errado. Agora é certo. Quem poderia imaginar que passeatas pedindo a descriminalização da maconha pudessem acontecer? Era errado? Era.  Agora, é certo.

E o que era certo antigamente ficou completamente errado, em algumas situações. Por exemplo, mulher não ter o mesmo espaço que o homem no mercado de trabalho era certo. Hoje, é errado, pois muitas estão até em melhores condições e ganhando muito mais que seus parceiros masculinos.

Mas não dá pra ficar aqui observando regras do que é certo ou errado. Nem pensar. Afinal, somos todos diferentes e por isso temos particularidades que nos parecem certas e são erradas , ou vice-versa. Depende da visão de cada um.

O que me fez divagar sobre essa dualidade são os próprios acontecimentos dessa vida tão conturbada da humanidade.  Infelizmente, o peso do errado tem sido muito maior  que o certo nas questões universais, aquelas que abrangem um espaço que não podemos atingir individualmente,  e ai temos que aceitar e lamentar o pior erro de alguém sem que se possa fazer nada para consertá-lo.

Não sei o que pode levar um filho a matar a própria mãe adotiva com a qual vivia há doze anos, esconder o corpo e ao ser descoberto não revelar os motivos para um comportamento tão brutal. O que dizer do outro filho que matou os pais a marteladas, só porque eles não queriam que ele desse uma festa em casa. Eles acharam certa a proibição. O filho achou errado e erradamente resolveu o problema , matando-os (dois casos acontecidos na Flórida na semana que passou).

Os pais do menino judeu acharam certo que ele saísse, pela primeira vez,  sozinho,  de um curso de férias para encontrá-los numa livraria no centro do Brooklin. Mas eles acabaram errando, sem querer, porque alguém muito mau achou certo sequestrar o garoto, matá-lo e esquartejá-lo. Completamente errado e abominável, mas o monstro destruidor achou que estava certo.

O atirador Anders Behring Breivik, que matou 76 pessoas na Noruega,  admitiu que trabalhava com "duas outras células" para combater a "dominação muçulmana".  A polícia agora investiga quem seriam os cúmplices de Anders. Insensível, monstruoso e inescrupuloso,  Anders estava completamente errado ao cometer o crime . Mas para ele, este foi o caminho certo a seguir.

Amy Winehouse, que deixou o mundo órfão de seu talento, é o exemplo típico de ter seguido o caminho errado na vida. Talvez ela tenha achado que estava certa em suas escolhas, mas quem pode julgar isso? Por outro lado, talvez ela soubesse que fez a escolha errada na hora de seguir sua trilha de vida. Mas faltou um atalho para que ela pudesse sentar numa pedra e refletir direito.

O certo é que, o errado tem nos feito surpresas tão desagradáveis que nos fazem sentir que seria certo começar a colocar o mundo num caminho menos errado. Naquele em que as pessoas possam ser humildes suficientes para reconhecer o erro e dispostas a acertar, porque ninguém nasceu errado, a vida é que, muitas vezes, erra em não nos ensinar o caminho certo a seguir.
Talvez, Frank Sinatra, com sua voz de ouro e inquietos olhos azuis, tivesse o caminho certo a seguir.  ( Veja o vídeo )
Fonte:http://www.diretodaredacao.com/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário