sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Expresso Cidadão do RioMar ganha Defensoria Pública

O Expresso Cidadão instalado no shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, inaugura nesta segunda-feira (4) uma unidade da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. Agora a população sem condições de contratar um advogado pode se dirigir até o órgão e receber assistência jurídica gratuita. O serviço também é oferecido pelas unidades do Expresso do bairro do Cordeiro, no Recife, e de Garanhuns, Agreste do Estado.

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco vai atender a população que não tem condições de arcar com as despesas de um advogado, garantindo o exercício de um direito fundamental ao cidadão previsto na Constituição. Através da unidade no Expresso Cidadão, o usuário poderá ser assessorado em questões ligadas a ações cíveis como investigação de paternidade, pensão alimentícia, divórcio e danos ao consumidor.

O horário de atendimento é sempre nas manhãs de segundas, quartas e sextas-feiras.  A unidade do Pina é a quinta do Expresso Cidadão na Região Metropolitana do Recife (sendo a primeira da Zona Sul). A ela somam-se, no interior do Estado, as unidades de Caruaru, Garanhuns e Petrolina, que levam para a população uma grande oferta de serviços. O Expresso Cidadão é um programa do Governo de Pernambuco desenvolvido pela Secretaria de Administração (SAD) por meio do qual são oferecidos atendimentos de 21 órgãos parceiros das esferas municipal, estadual, federal e privada. O objetivo do programa é simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só local com qualidade, rapidez, eficiência e conforto. 

Emissões de carteira de identidade, carteira profissional e habilitação são só algumas das tarefas realizadas de forma a melhor atender o usuário. Quando estiver em pleno funcionamento, o Expresso do Pina terá capacidade para realizar mais de 50 mil atendimentos por mês através de 200 funcionários. As outras unidades atingem, juntas, uma média de 220 mil atendimentos mensais. “O Expresso Cidadão se destacou no Estado como uma iniciativa de sucesso desde o primeiro momento.

É muito importante que o Governo continue investindo e ampliando esta estrutura, contribuindo, assim, com o exercício da cidadania”, disse a gerente de Atendimento ao Cidadão da SAD, Cristiane Guedes. Turismo – No início de janeiro a unidade instalada no shopping RioMar recebeu a Empetur, que oferece o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde diversas informações sobre o Estado são reunidas. É possível encontrar dicas sobre programação cultural, atrações turísticas, hospedagens e restaurantes, além de material informativo sobre o Pernambuco, acesso a praias e municípios, etc. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h. 
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